Sobre o livro

Caro leitor!

A convergência digital tem exigido um varejo multicanal e por que não dizer mais tecnológico, uma vez que as redes sociais, a mobilidade, os quiosques, os catálogos e o comércio eletrônico já são uma realidade para qualquer varejista independente de seu porte ou segmento, tornando o conceito do Omni-Channel uma realidade.

Espero que este livro possa ajudá-lo a conhecer as principais tecnologias disponíveis para a área de varejo, que estão sendo apresentadas e discutidas nas maiores feiras e congressos internacionais. Não tem como objetivo cobrir todas as tecnologias existentes, mas sim, aquelas que poderão ajudá-lo a melhorar sua operação e proporcionar uma experiência de compra agradável e inesquecível para o seu consumidor que está cada vez mais exigente, bem informado e disputado!

As principais fontes de inspiração e de informação para o desenvolvimento deste trabalho foram as últimas treze edições da NRF – National Retail Federation (New York), as últimas seis edições da Cebit (Hannover), as duas últimas edições da Euroshop (Dusseldorf), bem como várias visitas técnicas realizadas aos mais renomados Centros de Pesquisas da Europa e dos Estados Unidos, às Lojas Conceitos do mundo inteiro, além da análise de vários estudos de casos mundiais.

Assim, espero que ao final do livro você possa ter conhecido as principais tendências tecnológicas aplicadas ao varejo (tais como: mobilidade, interatividade, entretenimento, quiosques, vending machines, convergência digital, redes sociais, RFID, novos meios de pagamentos, gestão colaborativa, sustentabilidade, além da integração de múltiplos canais de vendas), e que este livro possa ser fonte de inspiração para ajudá-lo em seus negócios, independente do porte e do segmento dos mesmos, fazendo da inovação tecnológica um fator primordial para a sua diferenciação e crescimento.

Boa leitura!

Dra. Regiane Relva Romano


Fontes de pesquisa e inspiração


Depoimentos

O Brasil definitivamente entrou na rota dos investimentos mundiais e agora somos percebidos como um país de potencial para desenvolver negócios e gerar empregos, renda e receitas. Uma das maiores defasagens nossas em relação aos países mais desenvolvidos está exatamente no tema que a Regiane, há muitos anos, estuda com profundidade, estrutura e paixão: a Tecnologia.

A sua missão, como empresária e educadora, é uma das mais importantes: permitir o acesso a todo esse conhecimento que ela incansavelmente pesquisa e produz. Só temos que agradecê-la por toda essa tradução de coisas complexas para um conhecimento acessível.
[Mais...]

Adir Ribeiro
Sócio Fundador e Diretor da Praxis Education

O ambiente de varejo está mudando rapidamente. Nos últimos anos, a adoção de novas tecnologias pelo consumidor mudou radicalmente o comportamento dos compradores. Embora a experiência na loja continue a ser fundamental para muitos compradores, é diferente o papel que desfrutava quando a loja física era o único lugar onde um varejista e um cliente podiam se conectar. Lojas agora estão se tornando apenas parte de uma grande experiência do cliente, muito mais conectado. Para entender essa nova dimensão do varejo, o livro da Regiane é leitura obrigatória. A linguagem fácil e simples é um convite à leitura. Aproveitem! [Mais...]

André Friedheim
Sócio Diretor da Francap

É surpreendente acompanhar o trabalho desenvolvido pela Regiane Relva Romano, que com sua mente brilhante alia a evolução tecnológica à interatividade, o que a torna uma das profissionais mais criativas e competentes da atualidade.

Anica Beara
Jornalista e apresentadora do programa Anica Beara na TV Alphaville e responsável pela revista eletrônica
Acontece em Alphaville

A Dra. Regiane Relva é fruto de uma geração que nasceu ao mesmo tempo em que nasciam os microcomputadores, e com isso já faz parte de toda a revolução que os micros provocaram no mundo. Seu livro, desde a edição inicial, se tornou um manual de primeira necessidade para quem está no comércio e quer se manter up-to-date com a tecnologia para lojas de varejo e as novas tendências desse mercado. Ele nos apresenta todas as novidades e tendências que surgiram nos principais centros tecnológicos mundiais de forma didática. E tudo isso compilado por uma das pessoas que mais conhecem o assunto no Brasil. E estar atualizado é fundamental para não perder espaço no mercado, pois a concorrência está cada vez mais antenada, e quem ficar para trás corre o risco de não conseguir mais se atualizar, e até de passar uma imagem de envelhecimento de marca. Leitura fundamental e manual de consulta permanente. [Mais...]

António Paulo de Mello Castanho
Presidente da Casa do Notebook

Quando conheci a NRF, há seis anos, aquele mundo de informações sobre tecnologia, palestras de CEOs de diferentes empresas multinacionais, e pude acompanhar o aprimoramento e a evolução do que aconteceu nas redes de varejo do mundo todo, fiquei encantado!

Mas eu precisava de detalhes de funcionamento e explicações como eram feitas as operações. Foi nessa época que conheci a Regiane, que com seu carisma de professora e expert da matéria, didaticamente dirimiu todas as minhas dúvidas e meu conhecimento sobre o assunto deu um upgrade.

Tanto é que vendi o projeto de RFID para a nossa empresa, por meio das diversas vezes que tomei seu tempo para me atualizar das novas tecnologias que surgiam.

Então, parabenizo a Regiane, hoje doutora na matéria, por ser uma excelente profissional, pela simplicidade de "educar" os alunos nesta área (incluindo eu).
[Mais...]

Braulio Bacchi
Diretor Artefacto

Nos últimos anos, a tecnologia de ponta tem sido ferramenta cada vez mais essencial na vida cotidiana, nas relações empresarias e comerciais. Devido a questões prementes, como a crise mundial, a globalização e a sustentabilidade, a melhoria na eficiência operacional e na gestão passou a ser palavra de ordem do varejo, em uma preocupação real com o público consumidor. Este livro que você, leitor, tem em mãos é o resultado de uma ampla pesquisa acerca das inovações tecnológicas da área varejista e de uma ação substantiva neste universo que congrega teoria e prática. E não é para menos. A professora Regiane Relva Romano não só é uma dedicada pesquisadora das novas tecnologias aplicadas ao mercado varejista – pesquisa esta que converge para seus alunos em sala de aula – como é, ela mesma, uma assídua participante de encontros nacionais e internacionais que tratam do tema. Por isso, a importância desse livro: a arte, nem sempre simples, de buscar na teoria as lições que, aplicadas, tornam nosso cotidiano mais compreensível. [Mais...]

Dr. José Cassio Soares Hungria
Reitor do Centro Universitário Fieo – UNIFIEO

O mundo sempre foi surpreendido pelos avanços da ciência e da tecnologia. A fotografia, o cinema, a televisão deslumbraram os indivíduos, cada um a seu tempo. O inusitado de nossos dias não é, portanto, o deslumbramento com os avanços, mas a rapidez e a frequência desses movimentos. Sintetizar os prodígios da tecnologia em suas aplicações no comércio, objetivo deste texto, é ao mesmo tempo uma iniciativa desafiadora e profundamente estimulante. Olhar o que existe, mais do que informa, aguça a imaginação e a curiosidade, princípio básico dos futuros avanços. [Mais...]

Prof. Dr. Cláudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVARIBEVAR

A Regiane consegue neste livro apresentar de uma forma inédita e prática o estado da arte das tecnologias voltadas para o varejo e mercado de consumo. Eu tenho acompanhado o seu trabalho pelo mundo nos principais eventos de varejo, e este livro oferece ao leitor uma oportunidade única de conhecer de forma detalhada todas as alternativas e soluções que podem mudar o varejo brasileiro.

Prof. Msc. Eduardo Terra
Vice-Presidente do IBEVAR

Conhecimento faz a diferença. Pessoas que buscam inovar e fazer tudo ainda melhor, também. É o caso da autora deste livro, Regiane Relva Romano. Ela faz parte do grupo que ousa pensar diferente e buscar novas soluções para velhos problemas. Volta e meia, Regiane presenteia o varejo com novidades que ajudam a resolver os entraves do dia a dia de quem atua nessa área. Agora, com o lançamento desta obra, a consultora nos dá a possibilidade de entender um pouco mais sobre as principais tecnologias que estão revolucionando o varejo. O livro é uma valiosa ferramenta para quem busca informações atuais e relevantes e deseja estar conectado às últimas novidades e tendências. O varejo brasileiro se reinventa a todo o momento, e costumo dizer que todas as respostas para as dúvidas que invariavelmente surgem estão do lado de lá do balcão, no consumidor. Algumas delas, no entanto, são respondidas nas páginas deste livro. Faça sua busca e boa leitura! [Mais...]

Gabriela Baumgart
Diretora do Center Norte

Tecnologia & Varejo: O futuro do seu negócio passa por aqui é um livro que fala por si só e que de fato dispensaria até apresentações. Pelo contrário é super- -estimulante e mostra claramente a experiência e a clareza de pensamento que a Regiane consegue colocar em cada palavra escrita. As mudanças tecnológicas nos dias atuais são um desafio constante e que devem fazer parte de nossos planejamentos estratégicos como foco principal.

Regiane é uma profissional que temos o prazer de tê-la em nosso rol de fornecedores e que muito do conhecimento que será dividido com todos nesse livro ela trouxe para a realidade do Grupo Multi. Regiane tem o dom de quebrar paradigmas e trazer o desenvolvimento para a tecnologia brasileira.
[Mais...]

Geovana Donella
COO Grupo Multi

Com o avanço das tecnologias de mídia, o varejo precisou se reinventar. Se antes se dispunha de anos para incrementar os negócios, hoje se faz necessário participar de uma corrida por inovação jamais vista antes no mercado. É processo demasiadamente acelerado, e conhecer o próprio negócio já não é suficiente. É preciso conhecer os negócios relacionados ao nosso e as modernas estratégias de venda; é preciso identificar e estabelecer parcerias; é preciso fidelizar os clientes e tornar-se uma marca de confiança entre estes. O conhecimento sobre a NRF – National Retail Federation – em todas as suas edições é indispensável para os varejistas, o que torna a leitura desta obra de Regiane Relva Romano bastante recomendável. [Mais...]

Honório Pinheiro
Presidente CDL Fortaleza

Em um cenário de constantes e profundas transformações tecnológicas, consumidores e varejistas vivenciam, além de novas práticas, incríveis mudanças comportamentais. Podemos mesmo falar de um "novo varejo".

Termos como Mídias Sociais, QR Codes, Analytics, Varejo Digital e RFID passam a fazer parte do vocabulário dos consumidores e, principalmente, dos varejistas atentos às mudanças e dispostos a inovar.

Nesta terceira edição do livro, Regiane Relva Romano atualiza seus leitores, que, sem dúvida, ficarão encantados com as novidades que estão, literalmente, batendo em suas portas: tablets, PCs, smartphones e demais instrumentos de gestão e de compra.
[Mais...]

Prof. Dr. Jacques Gelman
Coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV

Se você acredita que pode sobreviver nos dias de hoje sem conhecer as tendências da área de Tecnologia da Informação, está exponencialmente alienado. Este livro aclara com uma linguagem fácil e prática os caminhos que podem fazer destas tecnologias uma ferramenta imprescindível para o sucesso dos seus negócios. Regiane foi muito feliz na maneira como conduziu o leitor a uma viagem ao futuro do presente, passando por várias feiras ao redor do mundo. Vale a pena embarcar nesta jornada. Boa leitura! [Mais...]

Leila Navarro
Palestrante e Escritora

Impossível pensar em RFID e não lembrar da Regiane. A repercussão da Loja Inteligente, no Brasil e no mundo, mostra o quanto ela conhece e entende do assunto e também nos ensina a NUNCA desistir dos nossos sonhos.

Marcelo Chiaparini
Franqueado Billabong Alphaville

The smart store initiative in Sao Paulo is one of the first of its kind in the world and it shows that RFID can deliver value to retailers large and small.

Mark Roberti
Editor Chefe do RFID Journal

Cada vez mais a tecnologia está presente no nosso dia a dia. O grande desafio para o varejo é utilizá-la não como finalidade, e sim como meio para conhecer o consumidor, informar e transmitir os valores da marca e proporcionar uma experiência de compra memorável e personalizada. Regiane Relva Romano descreve em seu livro as tecnologias mais recentes e uma visão do futuro, essencial para quem quer inovar seu negócio de maneira assertiva e com performance. [Mais...]

Mauricio Queiroz
Arquiteto e Diretor da Maurício Queiroz Arquitetura

A NRF 2012 revelou aquilo que a Regiane já vem pregando há algum tempo. De nada serve a tecnologia avançada sem a adequada integração às pessoas que operarão o negócio. Adotar novos sistemas sem a preocupação com este fator pode levar ao insucesso. A Regiane vem reforçando este posicionamento e o que mais admiro em seu trabalho de constante pesquisa é a devida importância que ela confere à tecnologia em cada negócio. Acredito que, como em versões anteriores, a Regiane consegue com facilidade incrível resumir e traduzir de forma clara e objetiva quais avanços e em que medidas a tecnologia pode trazer diferencial e valor a cada negócio. [Mais...]

Ricardo Camargo
Diretor Executivo da ABF

Em mais esta edição, a terceira de um texto que se torna referência para os que atuam no varejo, a Prof. Dra. Regiane Relva Romano traz, com a desenvoltura que é marca de seu trabalho, uma série de informações indispensáveis para aqueles que desejam manter-se atualizados e à frente dos seus concorrentes.

Em plena era do conhecimento, em que os varejistas em breve se dedicarão a desenvolver diferenciais estratégicos com base no conhecimento, a tecnologia da informação e da comunicação (tic’s) torna-se o meio para viabilizar a transformarção do ponto de venda em um local capaz de valorizar a experiência de compra, caminho para o "Varejo 3.0".

Assim, esta leitura torna-se obrigatória pela sua exclusividade e atualidade, sem contar que é extremamente acessível e leve, graças ao poder de síntese da Prof. Regiane.
[Mais...]

Prof. Msc. Ricardo Pastore
Coordenador Acadêmico de Pós-Graduação - ESPM SP
Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo

A tecnologia é tema fundamental para os negócios de qualquer natureza. Aliada à inovação e ao incrível crescimento das possibilidades em ambientes virtuais, ela é responsável por mudanças comportamentais e de consumo que precisam ser constantemente analisadas e consideradas nas estratégias empresariais.

É um privilégio termos acesso às principais tendências tecnológicas mundiais voltadas para o varejo, em especial às apresentadas nas edições da NRF – National Retail Federation, por meio do conteúdo apresentado com maestria pela Prof.ª Dr.ª Regiane. Compartilhar esse conhecimento nos permitirá aprender, debater e repensar o caminho até o consumidor, e vice-versa. Trata-se de compreendermos os novos mecanismos tecnológicos justamente para reinventarmos a velha máxima de encantar o cliente.
[Mais...]

Giem Guimarães
CEO Posigraf

A NRF (National Retail Federation) é um evento anual que reúne varejistas de todo o mundo para convenções e exposições, que eu frequento há muitos anos. No início, ficava inconformada, pois o Brasil nunca estava na pauta da feira. Conversava com amigos do setor e manifestávamos nossa insatisfação, pois o nosso país tinha pouca evidência mesmo contando sempre com uma grande delegação, e hoje vemos com alegria que o nosso país é citado em todas as palestras realizadas e também convidado para apresentar suas experiências. Já na minha primeira visita no evento, conheci a Regiane nas palestras, sempre muito atenta e acompanhando as novidades apresentadas. A ideia dela de, por meio deste livro, compartilhar sua visão sobre as tecnologias disponíveis para o varejo é de grande importância para todos os empresários e estudantes da área, pois podemos acompanhar e aprender o que existe de mais inovador em todo o mundo. [Mais...]

Luiza Helena Trajano
Presidente do Grupo Magazine Luiza

Sobre a autora

Dra. Regiane Relva Romano

Doutora em Administração de Empresas, área de concentração Administração da Tecnologia da Informação FGV-EAESP. Mestre em Informática – Gerenciamento de Sistemas de Informação pela PUC-CAMPINAS. Tecnóloga em Processamento de Dados pela FIEO. Pós-graduada em Análise de Sistemas pela FECAP, Pós-graduada em Automação e Banco de Dados pelo Mackenzie, Pós-graduada em Administração de Ensino 3.º Grau pela FIEO, Especialista em Redes/Internet/Intranet e Extranet pela Cyclades e UNIFIEO e Especialista em Varejo pela FEA-USP. CIO da Vip-Systems Informática & Consultoria Ltda. Perita Judicial. Consultora, Professora Universitária e Palestrante Internacional. Coordenadora de Cursos no UNIFIEO. Professora da FGV Management e da FIA. Pesquisadora do CIA e do CEV FGV. Escritora. Membro do Comitê Europeu de RFID/Internet OfThings. Sponsor da Universidade de Arkansas – RFID Research Center.

Nos últimos anos, tem-se dedicado à participação de feiras e congressos internacionais, com foco na busca de tecnologias emergentes que possam ser aplicadas aos negócios, como foi o caso das últimas treze edições da NRF (New York), últimas cinco edições da CeBIT (Hannover) e as últimas três edições da convenção Internet of Things, ocorridas em Berlim/Alemanha (Junho/07), Lisboa/Portugal (Novembro/07) e Nice/França (Outubro/08). Aperfeiçoamento em Varejo Internacional na Universidade de Ohio (Outubro/2010), em RFID na Universidade de Arkansas (Julho/2010 e Janeiro/2011) e em negócios na Universidade Columbia – EUA (Janeiro/11 e Janeiro/2012).

Regiane Relva Romano – CIO da Vip-Systems.
regiane@vip-systems.com.br


Onde comprar?

Vip-Systems
Endereço: Rua Independência, 135 - Boa Vista - CEP: 06411-050 - Barueri (Saída 26A Castelo Branco) / SP
Telefone: (+55 11) 4198-1095
E-mail: comercial@vip-systems.com.br
Site: www.vip-systems.com.br



Saiba mais sobre a tecnologia RFID, um dos principais assuntos do livro.
Home  |  Empresa  |  RFID  |  Produtos  |  Serviços  |  Suporte  |  Fale Conosco   •   Publicações  |  Notícias  |  Clientes & Cases  |  Eventos

Rua Independência, 135, Vila Boa Vista - Barueri/SP (Saída 26A Castelo Branco)  •  Fone/Fax: +55 (11) 4198-1095  •  YouTube  |  Twitter  |  Google+  |  Facebook  |  Webmail  

Copyright © 1993-2015. Vip-Systems - Tecnologia & Inovação. Todos os direitos reservados • Políticas de privacidade • Powered by Vip-Systems.