Categoria:  

Assunto

Gestão de Scripts BackOffice

Conteúdo

Havendo um servidor Cloud com um Banco de Dados Centralizado e Lojas que replicam a informação, neste servidor, é possível implementar um processo para execução dos Scripts nas lojas, sem a necessidade de intervenção de qualquer usuário e gerenciar pelo servidor Cloud a execução deste processo ou não.

A criação do Script deverá ser via Banco de Dados no Cloud, utilizando-se da procedure exemplificada na imagem abaixo:

image

O primeiro parâmetro é uma descrição do que o Script faz. O segundo parâmetro são os comandos a serem executados  na loja. No exemplo acima, existe apenas um comando a ser executado, mas caso sejam mais comandos, devem ser separados por ponto e vírgula. O último parâmetro é a loja ou lojas para qual se destina. Se for mais de uma loja, os números de lojas devem ser separados entre vírgulas; para enviar para todas as lojas, devem colocar a sigla ALL; e caso não se deseje mencionar lojas ainda, pode ser passado em branco. O sistema só envia Scripts para lojas ativas, lojas que estejam inativas, serão ignoradas. O Retorno da procedure é o número do Script.

O programa responsável pela execução do Script na loja é o VSCLOUDUPDATE que possui este recurso à partir da versão 5.4.25. É também de fundamental importância que tanto a base do Cloud quanto a base das lojas possua na tabela CONFENTINTEGRA um registro com entid = SCRIPTS, intexp = 1, intimp = 1, tipoent = 0.

A gestão da Execução do script será feita pelo programa BACKORNATUS.EXE, que passará a possuir um botão lateral com o nome de SCRIPTS, conforme ilustrado abaixo:

image

A Pesquisa dos Scripts poderá ser feita pelo número do Script ou pelo período em que ele foi criado, clicando-se no botão processar para efetuar a pesquisa. A primeira tabela, mostrará o script ou os scripts encontrados, com Data HORA, número, descrição e o comando. Como o comando pode ser muito grande e não caber na linha, pode-se utilizar da tecla F2 para uma visualização completa. 

A segunda tabela, abaixo e a esquerda, contém a relação das lojas para qual foi destinada o script, bem como o status de execução do mesmo: Pendente (Não executado ainda pela loja). Ok (executado com Sucesso) ou ERRO (falha na execução). Do lado direito, é exibido os detalhes da execução do script na loja. Como um script pode ter vários comandos, após executado, o sistema "quebra" cada comando em uma linha, exibindo o detalhe do erro caso existe, bem como também a quantidade de registros afetados. Os detalhes da execução também podem ser exibidos com a tecla F2 na terceira tabela. As teclas F7, F8 e F9 são atalhos de acesso para as primeira, segunda e terceira tabelas respectivamente.

Nesta interface é possível incluir mais lojas para execução do Script, bem como também a inclusão de todas as lojas de uma única vez. Importante:

- Um Script somente é enviado para loja ativa; se a loja estiver inativa, ela será ignorada.

- Quando um script já foi enviado para um loja e for enviado novamente, ele será executado novamente.

Autor: Rogério Miranda Vip-Systems (44)
Criado em 13-06-2022 16:29
Última atualização em 13-06-2022 16:50
110 vistas
Este item é parte da FAQ